Pesquisar este blog

Translate

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

BRASONN- Escola Brasileira de Nanociências e Nanotecnologias


DE 07 A 11 de NOVEMBRO DE 2011
A Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), sempre comprometida com a excelência no ensino e pesquisa, tornou-se a primeira universidade da América Latina a lançar um programa de Engenharia em Nanotecnologia.
Para marcar o primeiro ano deste programa a PUC-Rio promove a BRASONN-Escola Brasileira de Nanociências e Nanotecnologias - uma escola de alto nível voltada para graduados, estudantes de pós-graduação e recém-doutores, com o apoio do MCT, Petrobras, CNPq, CAPES e do PROGRAMA ARCUS BRASIL-REGIÃO RHÔNE-ALPES 2007.
Inscreva-se e participe dos minicursos gratuitamente.
Paralelamente à realização da escola, dois outros eventos serão realizados:
  1. BRASONN-JR: Escola de Nanotecnologia para Ensino Médio e Engenharia. Introdução à Nanotecnologia: Teoria, Aplicações e Experiências em laboratório.
  2. NanoBusiness: Exposição e Workshop dirigidos para o setor produtivo com a participação de palestrantes nacionais e internacionais e de empresas atuantes na área da nanotecnologia.
Metas da BRASONN:
  • Integração Empresa-Universidade em nível nacional e cooperação internacional
  • Discussão sobre programas de nível superior em Nanotecnologia e Nanociências.
  • A integração universidade e empresa
  • Integração de pesquisadores em nível nacional e a cooperação internacional
  • As oportunidades em inovações que brotam do meio científico
  • O Mercado Profissional do Engenheiro em Nanotecnologia

BRASONN é uma escola de alto nível, em Nanociências e Nanotecnologias, voltadas para graduados, estudantes de pós-graduação e recém-doutores, brasileiros e estrangeiros
A BRASONN é uma iniciativa da PUC-Rio em colaboração com o PROGRAMA ARCUS BRASIL-REGIÃO RHÔNE-ALPES 2007 e apoio do CNPq, CAPES e Petrobras.
O objetivo deste projeto é o de estabelecer novos laços entre as Universidades brasileiras e aproximá-las dos organismos da região de Grenoble e de Lyon, buscando uma parceria em torno dos temas Nanociências e Nanotecnologias, através de um programa de intercâmbio de professores e estudantes. O apoio financeiro para esta iniciativa vem de órgãos de fomento à pesquisa e de empresas nacionais e internacionais. Seu objetivo é atrair jovens cientistas brasileiros trabalhando no campo da Nanociência e estabelecer novos laços entre a cidade do Rio de Janeiro e outros centros de excelência brasileiros e europeus.
ESCOPO
Esta escola de uma semana é destinada a proporcionar formação para graduados, estudantes de pós-graduação e recém-doutores e jovens cientistas de laboratórios e universidades brasileiras e francesas no domínio das NANOCIÊNCIAS e NANOTECNOLOGIAS, nas áreas de Física,Materiais, Biologia e Química. O Comitê Científico da BRASONN é formado por renomados pesquisadores e professores em Nanociências e Nanotecnologias de universidades brasileiras e francesas.
A originalidade da escola consiste em dar igual importância aos trabalhos práticos em laboratório e aos cursos teóricos dados pelos especialistas brasileiros e internacionais.
Os cursos acadêmicos e práticos cobrem a elaboração, função e caracterização de nanoestruturas. O programa enfatiza o papel dos cursos de laboratório.
Participantes de universidades francesas serão patrocinados pelo programa PROGRAMAARCUS BRASIL-REGIÃORHÔNE-ALPES 2007.
Justificativa
Hoje as Nanociências e Nanotecnologias constituem um campo importante e de rápido crescimento, tanto em pesquisa fundamental como no âmbito industrial, devido ao grande potencial destas novas aplicações para o desenvolvimento econômico. Progressos no domínio das Nanociências e Nanotecnologias são caracterizados pela interação simultânea entre a investigação fundamental e a produção em massa de nano-objetos. Em todo o mundo, muitos centros de investigação desenvolveram instalações de grande escala, adequadas para a ciência básica ou para produção em massa. O Brasil oferece uma grande variedade de instalações voltadas para investigação científica que poderão ser utilizadas para um treinamento prático de jovens investigadores em muitos campos da Física, Química e Biologia.
Neste contexto, gostaríamos de promover uma Escola Brasileira em Nanociência e Nanotecnologia para aprendizagem avançada baseada em pesquisa de ponta. Em colaboração, com universidades brasileiras e parceiros internacionais, pretende-se montar anualmente um programa de uma semana durante o qual os alunos possam frequentar cursos e palestras. O objetivo desse treinamento é oferecer aos jovens investigadores uma visão estruturada dos princípios envolvidos na elaboração e no funcionamento de nano-componentes e nano-máquinas. Este programa se dirige em particular os estudantes de pós-graduação e pesquisadores de pós-doutorado, incentivando-os a entrar na área. Estudantes de várias faculdades passam uma semana juntos, participando de uma experiência de aprendizagem intensiva, que irá promover o seu trabalho para além do doutorado.
ORGANIZAÇÃO
Esta primeira edição da BRASONN será realizada no Rio de Janeiro, na semana de 07 a 11 de Novembro de 2011.
Os candidatos desta escola são alunos matriculados em um programa de doutorado numa universidade, pós-doutorandos e jovens cientistas de laboratórios acadêmicos e industriais.
O programa está estruturado para destacar os avanços fundamentais e tecnológicos no domínio da Nanotecnologia e na sua interface com a Biologia, sempre destacando seu impacto para o setor produtivo.
O impacto das inovações da Nanotecnologia é inevitável e vai impulsionar diversos setores econômicos, como eletroeletrônica ,energia, construção civil, biomedicina e proteção ambiental.
Observa-se, em nível mundial, a exponencial do progresso científico e tecnológico disponibilizando sofisticados equipamentos, computadores e uma gama de modelos matemáticos e técnicas computacionais capazes de realizar um avanço significativo da Nanociência e da Nanotecnologia , num curto espaço de tempo. Para isso, são necessários não só cientistas, mas também engenheiros e técnicos.
A primeira Escola Brasileira de Nanociências e Nanotecnologias servirá também para discutir, no contexto nacional, o ensino desses temas em programas de graduação como já vem acontecendo na UFRJ e na PUC-Rio que, no ano de 2010, lançaram, respectivamente, o bacharelado e a Engenharia em Nanotecnologia.
O ensino da Nanotecnologia vai demandar não só a concepção e a uniformização de novos programas acadêmicos mas, também, um novo projeto pedagógico que se proponha a contribuir para a desmistificação da ciência e tecnologia como apoio de recursos especiais e metodologias de ensino transformadoras e que busque valorizar a educação científica básica e o significado da C&T para uma sociedade moderna que visa o desenvolvimento pessoal e coletivo.
Os cientistas e professores de hoje formarão os futuros profissionais em Nanotecnologia. Estes terão que reunir conhecimentos profundos em diversas áreas da ciência e tecnologia: Física,Química, Eletrônica, Computação,Ciência de Materiais, Biologia e Engenharias,para liderar as mudanças nas indústrias de base (mecânica, mineração, petróleo e outros) e nas indústrias de bens de consumo (eletrônica, telecomunicações,transporte, cosméticos,biotecnologia, fertilizantes, fármacos, cimento,tintas, polímeros, meio ambiente, etc).
A Nanotecnologia também é tema de interesse de incubadoras e parques tecnológicos ligados às instituições de ensino e pesquisa, pois abre excepcionais oportunidades para o empreendedorismo: mundialmente, a maioria das empresas de Nanotecnologia nasce como spin-offs em universidades elaboratórios de pesquisa, a partir da patente de produtos inovadores.
Aproveitando o encontro de tantos interessados na área, a BRASONN 2011 será, portanto, um fórum avançado de colocação, discussão e congraçamento em torno de temas importantes relacionados à Nanotecnologia e Nanociências.
Abrangência temática e periodicidade
Espera-se transformar o BRASONN num evento anual que possa dar continuidade aos assuntos abordados nesta edição e também discutir novos assuntos que, com certeza, surgirão, haja vista que a área está em desenvolvimento .
Público-Alvo
Os candidatos desta escola são alunos matriculados em um programa de doutorado numa universidade, pós-doutorandos e jovens cientistas de laboratórios acadêmicos.
O programa está estruturado para destacar os avanços fundamentais e tecnológicos no domínio da Nanotecnologia e na sua interface coma Biologia, sempre destacando seu impacto para o setor produtivo.
Inscrições
As inscrições deverão ser feitas pela Internet, neste link.
Empresas poderão também solicitar a inscrição de seus empregados que cumpram com os requisitos exigidos.
Fonte: BRASONN