Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Cartilha sobre Nanotecnologia


Realizou-se de 17 a 23 de outubro de 2011 a 8ª. Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, na qual foram realizadas mais de 6 mil atividades, em 361 cidades brasileiras. A SNCT é coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e teve o objetivo de promover atividades de divulgação e estimular a difusão de conhecimentos. Uma das iniciativas foi a "Cartilha sobre Nanotecnologia", de autoria do professor Oswaldo Luiz Alves, do Instituto de Química (IQ) da Unicamp. A Cartilha foi distribuída nas diferentes atividades, pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).


Publicação distribuída pela ABDI na 8ª. SNCT.
Créditos: JU.


Fundador e coordenador do Laboratório de Química do Estado Sólido (LQES), do IQ, UNICAMP, Oswaldo Alves produziu uma publicação em linguagem bastante acessível, que reforça a importância da nanotecnologia para a competitividade da indústria brasileira, devido ao seu impacto em vários setores, como de eletroeletrônica e comunicações, medicina e saúde, higiene e perfumaria, petróleo e petroquímica, química, siderurgia e materiais, biocombustíveis, meio ambiente, agroindústria e aeronáutica. O LQES é um dos laboratórios que compõem o Instituto Nacional de Ciência Tecnologia e Inovação em Materiais Complexos Funcionais (INOMAT), sediado no Instituto de Química da Unicamp.
A publicação da Cartilha sobre Nanotecnologia também faz parte das Comemorações do Ano Internacional da Química (AIQ-2011), celebrado durante todo o ano de 2011.
O download da Cartilha sobre Nanotecnologia pode ser feito clicando aqui.

LQES NEWS Ano X - no. 232, 03 de novembro de 2011.

Fonte: LQES