Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Centro Brasileiro-Argentino de Nanociencia y Nanotecnología


Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia - CBAN
Centro Brasileiro-Argentino de Nanotecnologia -CBAN  tem como função promover o intercâmbio, a transferência de conhecimentos científicos e tecnológicos, a formação e capacitação de recursos humanos em ambos os países;  elaborar e executar, por meio de núcleos de pesquisas, projetos de P&D voltados para a geração de conhecimentos, produtos e processos e apoio a laboratórios de interesse econômico e/ou social para ambos os países; elaborar estudos e propostas de mecanismos operacionais para a integração dos setores públicos e privados, estimulando a criação de empregos binacionais para a produção de produtos e processos nanotecnológicos; e,  estudar questões relativas a patentes e propriedade intelectual e industrial na comercialização de produtos e processos nanotecnológicos.

A estrutura do Centro é composta pelo Comitê-Gestor de Alto Nível Brasil-Argentina, pelos coordenadores nacionais, por um Comitê Assessor Binacional e por uma Secretaria Executiva em cada país.

No Brasil, a Secretaria Técnica está a cargo da CoordenaçãoGeral de Micro e Nanotecnologias, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (SEPED), do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT). Aos coordenadores nacionais compete exercer a direção do Centro e elaborar periodicamente programa de trabalho sobre Nanotecnologia e Nanociências, a ser submetido ao Comitê-Gestor de Alto Nível.
Ao Comitê Assessor caberá propor projetos e participar da avaliação dos programas de trabalho adotados pelo Centro. O Protocolo estabelece ainda que ambos Governos contribuirão, em partes iguais, para o financiamento dos Programas de Trabalho do CBAN.

Em 2006, foram então indicados pelos seus respectivos Governos os Coordenadores Brasileiros (Profs. Jairton Dupont e José d’Albuquerque e Castro) e Argentinos (Profs. Ernesto Calvo e Alberto Lamaña).

Fonte: MCT
____________________________________________________
Objetivos
  • Promover el intercambio, la transferencia de conocimientos científicos y tecnológicos, la formación y capacitación de recursos humanos en ambos países.
  • Elaborar y ejecutar, por medio de núcleos de investigadores, proyectos de I&D dirigidos a la creación de conocimientos, productos y procesos y apoyo a laboratorios de interés económico y/o social para ambos países.
  • Elaborar estudios y propuestas de mecanismos operacionales para la integración de los sectores públicos y privados, estimulando la creación de empresas binacionales para la producción de productos y procesos nanotecnológicos.
  • Estudiar los aspectos relativos a patentes y propiedad intelectual e industrial en la comercialización de productos y procesos tecnológicos.

Fonte: CABNN