Pesquisar este blog

Translate

domingo, 29 de janeiro de 2012

Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia dos Materiais em Nanotecnologia


O Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia (INCTMN) foi criado no dia 24 de Abril 2009 pela iniciativa dos pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (UNESP), da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), do Instituto de Pesquisas Enérgicas e Nucleares (IPEN), da Universidade de São Paulo (USP), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Estadual de Goiás (UEG), do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e do Centro Federal de Educação Tecnologia do Maranhão (CEFET-MA).
O INCTMN, tem como foco principal o de gerar conhecimento por meio de estudos básicos em síntese, caracterização e processamento de materiais cerâmicos nanométricos e também aplicar tal conhecimento no desenvolvimento de cerâmicas eletrônicas de alto desempenho, incluindo dispositivos baseados em filmes finos.
Esse conhecimento será gerado em diferentes instituições, desde o sul até o nordeste do país. Isso tornará o conhecimento descentralizado e difundido, o que poderá gerar benefícios sociais e econômicos em diferentes regiões do país.
Além dos desenvolvimentos tecnológicos que poderão contribuir diretamente para os benefícios sociais, uma parte importante do projeto é a difusão do conhecimento em todos os níveis, isto é, desde o nível básico até o nível de pós-graduação. Uma análise da produção científica do CMDMC, revela um crescente aumento do número de trabalhos publicados nos últimos 8 anos (trabalhos publicados em revistas internacionais 774 e revistas nacionais 60).

Missão


Encorajar a pesquisa básica e a pesquisa aplicada de modo que novos conhecimentos possam ser constantemente gerados, promovendo uma transferência sistemática desse conhecimento para aplicações tecnológicas e com propósitos educacionais.


Além disso, o instituto se compromete a abrir os canais de conexão entre esses novos conhecimentos e a sociedade.


Também deve ser ofertada excelente educação científica, renovando as ligações entre o corpo docente e os alunos de modo que eles possam compartilhar com seus professores a satisfação da descoberta cientifica. Para alcançar essa missão o instituto elege a indústria e as escolas de todos os níveis como parceiros qualificados para a tarefa.

Objetivos 1. Gerar conhecimentos por meio de estudos básicos em síntese, caracterização e processamento de matérias cerâmicos nanométricos e aplica-lo no desenvolvimento de cerâmicas eletrônicas de alto desempenho incluído dispositivos baseados em filmes finos.


2. Gerar esse conhecimento [em] diferentes instituições para decentralizar e difundir o conhecimento e trazer benefícios sociais e econômicos em diferente regiões do país.


3. Divulgar o conhecimento em todos os níveis, isto é, desde o nível fundamental até a pós-graduação.

 

Fonte: INCTMN - Instituto Nacional de Ciências dos Materiais em Nanotecnologia