Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Brasil e Finlândia discutem áreas de cooperação


Brasil e Finlândia se aproximam para definir áreas de cooperação científica e tecnológica.

Em audiência, nesta segunda-feira (13), com o primeiro-ministro finlandês, Jyrki Katainen, acompanhado de uma delegação de empresários, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, apresentou
os temas de interesse para aprofundar as relações com aquele país. 
No encontro, o ministro brasileiro propôs cooperação no Programa Ciência sem Fronteiras (CsF) e em segmentos como de microeletrônica e semicondutores, energia (biomassa e energias renováveis) e nanotecnologia. “Nós temos todo o interesse de expandir e alargar os campos de atuação”, disse Raupp. 

Ao destacar o programa CsF, o ministro falou sobre a importância da ação para a formação de recursos humanos no país, bem como para incrementar as relações científicas, especialmente em áreas estratégicas. “Nosso governo tomou a iniciativa, em parceria com a iniciativa privada, de ofertar 101 mil bolsas, nos próximos três anos, para nós enviarmos e recebermos cientistas, estudantes, professores do mundo todo”, contou. 

O primeiro-ministro da Finlândia manifestou satisfação ao ouvir as explicações sobre o programa. “É exatamente aquilo que nós almejamos e acreditamos, pois temos universidades na Finlândia que têm muito interesse em se engajar nesses programas de intercâmbio científico. Gostaríamos de fortalecer esse tipo de cooperação”, afirmou Katainen. 

Acordos 

Na avaliação do presidente do CNPq, Glaucius Oliva, a característica finlandesa de proximidade da ciência e tecnologia com o setor empresarial e com a sociedade traz boas perspectivas para o CsF. “Esse é justamente o objetivo principal do programa: expor os nossos talentos a um ambiente educacional e profissional onde essa relação entre a universidade e as empresas já é estabelecida”. 

Segundo Oliva, os contatos com a Finlândia foram feitos anteriormente e dois acordos de cooperação estão sendo finalizados. Atualmente, o CNPq está em negociação com a Universities Finland (Unifi), um consórcio de 12 universidades finlandesas, para a qual planeja lançar chamadas nacionais para estudantes de graduação. 
Outra cooperação vem sendo alinhavada para a oferta de 100 vagas a estudantes brasileiros pelo Tecnnical Research Centre of Finland (VTT), especializado em desenvolvimento e inovação. 

Pelo lado brasileiro, participaram também da audiência no MCTI os secretários de Política de Informática do MCTI, Virgilio Almeida, e de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Adalberto Fazzio, o embaixador do Brasil na Finlândia, Norton Rapesta, e representantes da assessoria de Assuntos Internacionais do ministério e do Ministério de Relações Exteriores, entre outros. 

Presidenta Dilma e primeiro-ministro da Finlândia concedem declaração à imprensa