Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 22 de março de 2012

Nova geração de cosméticos


Nova geração de cosméticosNovos mecanismos moleculares com ação contra flacidez e rugas, descobertos no picão-preto (Bidens pilosa), gramínea considerada invasora no campo, resultaram em um ativo cosmético que funciona de forma semelhante ao ácido retinoico, mas sem os seus efeitos adversos, como irritação cutânea, descamação e ardência. 
A inovação reuniu o conhecimento do farmacologista e fitobotânico Luiz Cláudio di Stasi, professor da Universidade Estadual Paulista (Unesp) em Botucatu, e a experiência da empresa Chemyunion, de Sorocaba, e vem se somar a outras descobertas de ativos e aditivos já transformadas em produtos, que receberam apoio da FAPESP por meio do Programa Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (Pipe).
No Rio Grande do Sul, o conhecimento em nanotecnologia migrou da universidade para a indústria cosmética. Duas professoras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Adriana Pohlmann, do Instituto de Química, e Silvia Guterres, da Faculdade de Farmácia, associaram-se a duas ex-alunas, Renata Raffin e Candice Felippi, para criar a Inventiva em junho de 2008. Especializada em nanoencapsulação de ativos como vitaminas, óleos e extratos vegetais para a indústria cosmética, a primeira linha lançada pela Inventiva tinha 13 produtos. Hoje são 23 produtos no portfólio e outros três estão prontos para serem lançados.
Títulos dos projetos de pesquisa: 1 - Estudo da atividade imunomoduladora e anti-inflamatória dos extratos de Physalis angulata provenientes das extrações hidroglicólica e em dióxido de carbono supercrítico e sua possível aplicação - nº 2006/56552-8; 2. Avaliação da capacidade hidratante de ativos extraídos de plantas da flora brasileira via expressão da aquaporina 3 – nº 2006/51824-0; 3. Estudo da composição fitoquímica e da atividade farmacológica das frações polares e apolares de Bidens pilosa obtidas por extração em dióxido de carbono supercrítico para aplicação em dermatologia e cosmetologia – nº 2007/59310-8; 4. Produto biotecnológico para modificação de fibras capilares – nº 2006/60459-3
Coordenadores: 1. Márcio Antonio Polezel - Chemyunion; 2. Maria Del Carmen Velazquez Pereda – Chemyunion; 3. Gustavo de Campos Dieamant – Chemyunion;
4. Valeria Fernandes Monteiro – WSGB
Projetos apoiados pela FAPESP na modalidade/programa
1. a 4. Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE).
Leia reportagem completa publicada na Pesquisa FAPESP: http://www.revistapesquisa.fapesp.br/?art=4579&bd=1&pg=1&lg=
Informações para a imprensa:
Gerência de Comunicação da FAPESP / Assessoria de Comunicação
Fernando Cunha / Samuel Antenor 

(11) 3838-4151 / 3838-4381 / fapesp-imprensa@fapesp.br
Fonte: Fapesp