Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 23 de abril de 2012

Encontro discute avanços da Nanociência na área de Petróleo e Gás


Nesta tarde [dia 09], representantes da Companhia Petrolífera do Azerbaijão (SOCAR) visitaram a UFRGS, para trocar experiências sobre pesquisas e investimentos na área de nanotecnologia. O encontro foi realizado no gabinete do reitor, coordenado pela professora Liane Hentschke, da Secretaria de Relações Internacionais – Relinter.
UFRGS recebe pesquisadores do Azerbaijão

Estudiosos da UFRGS, PUCRS e UNISINOS participaram das discussões, que oportunizaram intercâmbio de conhecimentos entre as instituições e abordaram investimentos em nanotecnologia e nanociência, na área de petróleo e gás.

Eldar Shahbazov, diretor da SOCAR, apresentou os avanços obtidos com a aplicação da nanotecnologia na exploração de petróleo e em processos de perfuração de poços. Com as técnicas é possível reduzir custos de produção, bem como diminuir os impactos da atividade no meio ambiente.

O pesquisador cumprimentou os representantes de outras instituições e expressou interesse em aprofundar laços e construir parcerias com organizações brasileiras para aprimorar a indústria dos dois países.
Aos presentes, a UFRGS apresentou seus centros de excelência, como o Parque Científico e Tecnológico e o Centro de Nanociência e Nanotecnologia – CNANO. Além disso, expôs alguns dos estudos conduzidos no âmbito da Universidade, suas parcerias com o setor público e privado e iniciativas premiadas internacionalmente.
Compareceram ao encontro Aloísio Nóbrega, vice-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento – AGDI; Cleber Prodanov, secretário de estado da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico – SCIT; João Schmidt, pró-reitor de Pesquisa; Naira Balzaretti, diretora do CNANO e Flávio Wagner, diretor do Parque; além de representantes da FIERGS, TECNOPUC, TECNOSINOS, Ministério das Relações Exteriores e professores da UFRGS.