Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

Fórum de Nanotecnologia discute estratégias para o setor

Instalado há pouco mais de dois anos, o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia chega à sua 13ª reunião no próximo dia 27 de abril em evento que acontecerá na sede da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), em São Paulo (SP).

O foco principal desta edição será a definição de estratégias voltadas ao setor industrial, além de outros temas de interesse para empresários e pesquisadores.

Conforme o diretor do Departamento de Tecnologia Inovadora da Secretaria de Inovação do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), João Batista Lanari Bó, o tema é importante porque a nanotecnologia é questão estratégica para o desenvolvimento industrial em áras que vão da produção de medicamentos à confecção de vestuários.

No Brasil, segundo o diretor, a produção de cosméticos é o principal ramo de aplicação de nanotecnologias na indústria. "Mas o potencial é bastante grande em diversos outros setores, como o de plásticos, com repercussões na indústria de embalagens e na indústria automobilística", exemplifica.

Inscrições
As inscrições para o Fórum de Competitividade de Nanotecnologia são gratuitas e podem ser feitas na página do evento, que traz ainda a programação completa, notícias relacionadas à nanotecnologia e material de reuniões passadas.

Articulado em quatro eixos temáticos (mercado, marco regulatório, recursos humanos e cooperação internacional), o fórum busca aprofundar aspectos importantes de cada um deles, como, por exemplo, levantamento sobre perfil da mão-de-obra e da qualificação requerida para a produção em nanotecnologia.

Nanotecnologia
A nanotecnologia é o estudo da manipulação da matéria em escala nanométrica (um nanômetro equivale à bilionésima parte de um metro, um milhão de vezes menor que um milimetro). Permitiu, por exemplo, a construção de microchips, como os usados em desktops e notebooks, cada vez menores e mais rápidos.

É atualmente um dos principais focos das atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação nos países industrializados. Segundo dados da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o mercado internacional que envolve o setor deverá atingir US$ 693 bilhões até o final deste ano. A estimativa é de que essa cifra alcance 2,95 trilhões até 2015.


Fonte: ABDI