Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Manaus: CMDI inaugura laboratório de Nanotecnologia (LSCN)





Em 2009, professores do Campus Manaus Distrito Industrial idealizaram o projeto do que seria o primeiro laboratório de pesquisa em nanotecnologia da região Norte do País. Agora, três anos depois de buscar e conseguir recursos, o grupo de pesquisadores irá inaugurar o Laboratório de Síntese e Caracterização de Nanomateriais (LSCN).

O laboratório [foi] inaugurado na [última] sexta-feira (20), a partir das 16h, e tem como principais áreas de pesquisa a síntese e a caracterização de diversos tipos de materiais nanoestruturados, em particular, os nanopós.

De acordo com o diretor do Campus Manaus Distrito Industrial, professor José Pinheiro de Queiroz Neto, o investimento inicial vai propiciar o desenvolvimento de novos materiais para aplicação em diversas áreas, como agricultura, biologia, química, materiais de construção, cerâmica e produtos farmacêuticos. “Contribuir na inovação tecnológica e na geração de capital intelectual especializado para o nosso Estado é a grande meta desta iniciativa”, disse.

O LSCN conta com uma equipe própria do Ifam [Instituto Federal Amazonas]
 e participação de doutores do Departamento de Física da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), além de um pesquisador visitante de Cuba, por meio de convênio com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).

Equipamentos - Atualmente, o LSCN está recebendo os últimos equipamentos importados, tendo três moinhos de alta energia, um moinho planetário de última geração, um moinho criogênico, um analisador de tamanho de partícula, um difratômetro de bancada e um calorímetro exploratório de varredura.

Campus Manaus Distrito Industrial inaugura laboratório de nanotecnologia
Data: 20 de abril de 2012 (sexta-feira)
Horário: 16h
Local: Campus Manaus Distrito Industrial
Endereço: Av. Governador Danilo de Matos Areosa, s/n, Distrito Industrial


Fonte: Instituto Federal Amazonas
_______________________________________

Vejam o vídeo da reportagem na Globo Tv

a) Manaus ganha laboratório especializado em nanotecnologia