Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 24 de abril de 2012

Nanotecnologia para o agronegócio


A Embrapa apresentou esta semana mais de 100 pesquisas de nanotecnologia voltadas ao agronegócio. Embalagens biodegradáveis são alguns dos produtos gerados a partir dos estudos 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Instrumentação (SP), em parceria com a Embrapa Agroindústria Tropical (CE), realizou esta semana, em Fortaleza, o 6° Workshop da Rede de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio (Rede AgroNano). Durante o evento, foram divulgados os resultados de 166 pesquisas de nanotecnologia desenvolvidas para o aprimoramento da agropecuária. 
Segundo a pesquisadora Morysleide Rosa, os projetos da instituição trabalham principalmente com o desenvolvimento de bionanocompostos, que melhoram a qualidade de outros materiais utilizados da indústria automobilística, têxtil e de alimentos. Ela ainda destaca os estudos feitos sobre reaproveitamento do uso da biomassa, como o pseudocaule da bananeira. “A banana é o quarto elemento mais produzido no mundo e nós temos um absurdo de toneladas de pseudocaule sem uso”, diz.
Outra linha de pesquisa é no desenvolvimento de biossensores, que ajudam no monitoramento da qualidade de produtos agropecuários, como o café e o leite. Além disso, os estudos também ajudam no combate a doenças que acometem o gado leiteiro e na produção das chamadas embalagens inteligentes. Segundo o pesquisador da Embrapa Instrumentação, Luiz Mattoso, a vantagem deste tipo de embalagem é que são biodegradáveis, podem aumentar a validade dos alimentos e evitam a ação de bactérias.
O coordenador da Rede AgroNano, Caue Ribeiro, afirma que o workshop é uma forma de debater sobre a nanotecnologia e acabar com algumas dúvidas que ela ainda gera. “Ele pretende garantir que essas tecnologias possam ser aplicadas sem grandes questionamentos sobre se foram testadas”, afirma.
Segundo ele, algumas dessas pesquisas já são aplicadas na indústria, mas outras dependem ainda do apoio de empresas que ajudem no desenvolvimento de produtos.
Além do workshop, realizado no Hotel Beira Mar, o evento também incluiu a II Escola de Nanotecnologia Aplicada ao Agronegócio, que foi realizada na sede da Embrapa Agroindústria Tropical, no Campus do Pici, na Universidade Federal do Ceará (UFC). Segundo Rosa, as aulas foram ministradas com o objetivo de difundir os conceitos sobre a nanotecnologia entre estudantes de graduação.
(Ed Borges, especial para O POVO)

Fonte: O Povo