Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

Pesquisador de Israel faz palestra sobre nanotubos e nanofios nesta terça


nano.JPG
Ernesto Joselevich: pioneiro no crescimento orientado
para geração de nanoestruturas ordenadas


O pesquisador Ernesto Joselevich, do Weizmann Institute of Science, de Israel, fará palestra sobre nanotecnologia nesta terça-feira, 22, às 10h, na Sala de Seminários do Departamento de Física, no ICEx. Com pesquisas concentradas no desenvolvimento de nanotubos e nanofios, o professor trabalha no Departamento de Materiais e Interfaces do Weinzman, que é um dos mais importantes institutos multidisciplinares do mundo.

A nanotecnologia é o estudo da manipulação da matéria em escala atômica e molecular e tem como princípio básico a construção de estruturas e novos materiais a partir dos átomos. Nanotubos e nanofios são algumas dessas estruturas, com propriedades mecânicas e eletrônicas que se tornam atraentes para os blocos de construção da nanoelectrônica e de sistemas nanoelectromecânicos (Nems).

Joselevich e seu grupo de pesquisa foram pioneiros no que se chamou de “crescimento orientado”, uma abordagem para a geração de nanotubos e nanofios ordenados, dirigidos por superfícies. O crescimento das nanoestrutuas pode ser dirigido eletricamente e com fluxo de gás, para atingir a auto-organização em arquiteturas diversas. O grupo desenvolveu o método em nanotubos de carbono e ainda ampliou a abordagem para nanofios inorgânicos, incluindo nanofios de GaN perfeitamente alinhados em orientações cristalográficas, com milímetros de comprimento.