Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 22 de maio de 2012

Uso de Nanotecnologia em meio ambiente é tema de palestra na Câmara Alemã


GIEMA - Palestra: Nanotecnologia - A Serviço do Meio Ambiente



O uso da tecnologia de nanorevestimentos no meio ambiente já é uma realidade nos setores de limpeza e tratamento de superfícies de empresas. A nova técnica agrega certas propriedades na superfície em que são aplicadas, de modo a se tornarem antiaderente, hidrofóbica e oleofóbica. 
Em resumo, resulta em sujeira mais fácil de limpar devido aos microorganismos presentes. 

Essa nova forma mais sustentável de limpeza será tema de palestra na Câmara Alemã de Curitiba no dia 23 de maio. 

O impacto no meio ambiente é reduzido pela menor quantidade de químicos utilizados para a limpeza, a maior durabilidade de materiais e a redução da contaminação por microorganismos.

De acordo com Christian Ruppenthal, engenheiro palestrante, muitos segmentos da indústria já estão aderindo à nanotecnologia, como calçados, vestuário, móveis, pedras, vidros, automóveis, hospitais e hotéis. Ele lembra que na oportunidade explicará sobre a teoria básica por trás da tecnologia de dióxido de silício, um dos componentes mais abundantes no planeta, e as formas mais eficazes de aplicação.

Durante a palestra serão passadas informações sobre o custo por m2 para a utilização dos produtos nanotecnológicos. A tendência é que, com a maior popularização da tecnologia, custos generalizados venham a ser reduzidos.