Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Engenheiros criam embalagem que faz ketchup deslizar


Chamada de LiquiGlide, material possui uma espécie de lubrificação em seu interior

  shutterstock

Quem nunca sofreu para conseguir tirar aquele restinho de ketchup de dentro da embalagem? Solucionar esse problema foi o objetivo de um candidato a PhD no MIT (Massachusetts Institute of Technology) nos últimos dois meses. Junto com uma equipe de engenheiros mecânicos e especialistas em nanotecnologia, ele criou uma nova superfície capaz de fazer o ketchup deslizar. 

Chamada de LiquiGlide, a embalagem tem uma espécie de lubrificação em seu interior. “É como se ela fosse sólida e líquida ao mesmo tempo”, explica Dave Smith ao site da revista Fast Company. Desenvolver esse material foi bastante complicado. Segundo ele, a equipe teve de restringir suas pesquisas às substâncias permitidas pelo FDA (Food and Drug Administration), órgão governamental dos Estados Unidos que faz o controle dos alimentos no país. “Nós tínhamos uma quantidade bastante limitada de elementos para escolher”, diz. 
A conquista dos engenheiros pode soar meio boba, mas Smith chama a atenção para o impacto que terá no desperdício de alimentos e na indústria de embalagens. Ele estima que se todas as garrafas fossem feitas com o LiquiGlide, seria possível economizar cerca de um milhão de toneladas de comida todos os anos. “Além disso, apenas o mercado de embalagens para molhos movimenta US$ 17 bilhões”, afirma.