Pesquisar este blog

Translate

sábado, 23 de junho de 2012

Observatório sobre Nanonotecnologia criado na Rio NanoSummit 2012

Por Cristiane O. Reimberg

Espaço será um ponto de encontro entre os nanoativistas das Américas, divulgando informações e estudos pela internet 



Participantes do Rio NanoSummit 2012, realizado dia 18 e 19 durante a Rio + 20 no prédio da Fundacentro/RJ, decidiram criar um Observatório de Nanotecnologias das Américas. A ideia é congregar em um espaço virtual trabalhos realizados por nanoativistas sobre os impactos da nanotecnologia e outras questões que envolvam o tema. A ideia é apresentar textos em português, inglês e espanhol.


 “Esse observatório não se limita a saúde do trabalhador. Ele é mais amplo e traz uma multiplicidade de focos”, explica a pesquisadora da Fundacentro, a doutora em química Arline Arcuri.  “O que cada um de nós está fazendo será colocado no Observatório e isso fará com que nos articulemos mais em nível internacional”, completa o coordenador da Rede Renanosoma, Paulo Martins.

Durante o evento, foram discutidos temas como a aplicação de nanotecnologias nas áreas de alimentos nos Estados Unidos e a existência de tecnologia para identificar as nanopartículas do ambiente, o que permite realizar estudos para relacioná-las com a prevalência de doenças.

Outra novidade é que os sindicatos dos químicos do estado de São Paulo conseguiram colocar uma cláusula sobre o direito de saber do trabalhador para as indústrias farmacêuticas na Convenção Coletiva da categoria. Dessa forma, os trabalhadores devem ser informados caso haja a utilização de nanotecnologia. A ideia agora é estender a conquista para a área química.

Já a Fundacentro pretende lançar este ano mais duas histórias em quadrinhos sobre nanotecnologia, uma voltada para a indústria construção e outra à área rural. 

Três publicações internacionais foram lançadas no evento: a versão em português do texto Princípios para a supervisão de nanotecnologias e nanomateriais por instituições de diversos países; Implicaciones sociales y ambientales de las nanotecnologias em América Latina y el Caribe pela ReLANS (Red Latinoamericana de Nanotecnologia y Sociedad) e IPEN (The Internacional POPs Elimination Network); e Hacia Rio + 20 – Apuntes para el Debate, da Confederación Sindical de Trabajadores  y Trabajadoras  de las Américas - CSA.