Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 25 de junho de 2012

Para Raupp, conferência ajudou a aprofundar cooperação com China

Notícia sobre a Rio +20

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, participou, nesta quinta-feira (21), da assinatura de acordos entre Brasil e China no âmbito do Plano Decenal de Cooperação 2012-2021, durante um encontro entre a presidenta brasileira, Dilma Rousseff, e o primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, na Rio+20. Para Raupp, a conferência mundial possibilitou essa aproximação, permitindo um avanço considerável nas relações entre os dois países. 

A cooperação sino-brasileiro foi elevada ao patamar de parceria estratégica global
. Os documentos assinados compreendem as áreas de ciência, tecnologia, inovação, cooperação espacial, energia, mineração, infraestrutura, transporte, indústria, financeira, econômico-comercial, cultural, educacional e intercâmbio entre sociedades civis. 

O titular do MCTI explica que o primeiro acordo, para a criação de um centro de biotecnologia, destaca a importância do setor e possibilita o desenvolvimento de empresas inovadoras. O segundo acordo diz respeito à área de nanotecnologia, com a instalação de centros China-Brasil. 

Novos materiais nanoestruturados também são o foco”, diz Marco Antonio Raupp. “Biotecnologia e nanotecnologia concretizam essa ideia de inovação. Quando você fala de inovação, é algo sempre muito aberto, teórico, mas essas duas áreas são concretas. Elas estão no coração da inovação. Já temos um sistema de laboratórios dedicados à nanotecnologia, mas estamos estabelecendo essa cooperação e vamos instalar centros China-Brasil desse setor. Vai ter uma estrutura em Pequim e outra, no Brasil, em Campinas [SP]. Já vamos enviar em agosto pesquisadores brasileiros para definir quais projetos iremos desenvolver.” 

Satélites e o Programa Ciência sem Fronteiras também integram os documentos assinados. Leia mais.  



Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação
_____________________________________________


Vejam:

a) Brasil e China ampliam cooperação e criam fundo comercial bilionário
b) Brasil e China firmam acordo que vai beneficiar 5 mil estudantes brasileiros