Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 17 de julho de 2012

Ciência sem Fronteiras concederá 20 mil bolsas este ano



Para completar a meta de envio de 20 mil estudantes ao exterior este ano, o programa Ciência sem Fronteiras (CsF) pretende enviar 12 mil bolsistas até o mês de setembro, diversos países europeus (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coreia, Espanha, Estados Unidos, França, Holanda, Itália, Portugal e Reino Unido), além de Coreia e Estados Unidos. A previsão é de que, até o final deste mês de julho, já terão sido lançados os editais correspondentes.

Criado em 26 de julho de 2011 pelo governo federal com o objetivo de incentivar as bolsas de iniciação científica e projetos científicos no exterior – Ciência sem Fronteiras mantém hoje 6,7 mil bolsistas em caráter permanente no exterior, em universidades de primeira linha. A meta do programa é oferecer 101 mil bolsas de graduação e pós-graduação até 2015, sendo 75 mil bancadas pelo próprio governo federal. As demais virão de parcerias com a iniciativa privada.

O programa visa promover a ciência, tecnologia, inovação e competitividade industrial por meio da expansão da mobilidade internacional; aumentar a presença de estudantes e pesquisadores brasileiros em instituições de excelência no exterior; promover maior internacionalização das universidades brasileiras; aumentar o conhecimento inovador do pessoal das indústrias brasileiras; e atrair jovens talentos e pesquisadores altamente qualificados para trabalhar no Brasil.

Já a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) planeja conceder 40 mil bolsas até 2014, mediante investimentos superiores a R$ 1,7 bilhão. O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) tem a meta de conceder 35 mil bolsas, correspondentes a um investimento de R$ 1,4 bilhão. As outras 25 mil bolsas serão concedidas por meio de articulação com o setor privado.

São áreas estratégicas para o programa Ciências sem Fronteiras:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra: Física, Química e Geociências;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e tecnologias da informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção Agrícola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Tecnologia Nuclear;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e novos materiais;
- Tecnologia de prevenção e migração de desastres naturais;
- Tecnologias de transição para a economia verde;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa;
- Formação de Tecnólogos.