Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 3 de julho de 2012

Ministro viaja à China para debater Plano Decenal de Cooperação


Clique para ver todas as fotos de Ministro viaja à China para debater Plano Decenal de Cooperação
Entre segunda-feira (2) e sábado (7), o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Marco Antonio Raupp, participará de uma série de atividades ligadas ao Plano Decenal Brasil-China de Cooperação 2012-2021, assinado durante a Rio+20. 

Entre os assuntos previstos na pauta estão os lançamentos dos satélites CBers, o Centro Binacional de Nanotecnologia e os memorandos de entendimento dos centros de biotecnologia e meteorologia, além do intercâmbio que envolve os tema da tecnologia da informação e comunicação (TIC) e o Programa Ciência sem Fronteiras (CsF). 

Estão previstos encontros em Pequim com os ministros chineses de Ciência e Tecnologia, Wan Gang, e de Indústria e Tecnologia da Informação, Miao Wei, e com o responsável pela Administração Nacional de Espaço da China (CNSA), Chen Qiufa. O ministro deverá visitar a Universidade de Tsinghua, a Academia Chinesa de Tecnologia Espacial (Cast) e o Centro Espacial. 

Na missão do Brasil à China, o ministro Raupp estará acompanhado do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe/MCTI), Leonel Perondi, e do presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB/MCTI), José Raimundo Braga Coelho. 

Acordos 

Durante a Rio+20, os governos brasileiro e chinês assinaram quatro novos acordos de colaboração. A proposta inicial da viagem é avançar na discussão dos temas que envolvem ciência, tecnologia e inovação no Plano Decenal 2012-2021, e dar início aos entendimentos que viabilizem as ações dentro da parceria. 

Confira abaixo os temas dos acordos: 

- Plano Decenal Brasil-China de Cooperação para o período 2012 a 2021 (assinado pela presidenta Dilma Rousseff e pelo primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao). 
- Memorando de entendimento no âmbito do Programa Ciência sem Fronteiras (assinado pelos ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação e da Educação, do Brasil, e pelo Ministério da Educação, da China). 
- Memorando de entendimento para a criação do Centro Brasil-China de Biotecnologia (assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil e pelo ministro da Ciência e Tecnologia da China). 
- Memorando de entendimento para a criação do Centro Conjunto de Satélites Meteorológicos (assinado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Brasil, e pelo ministro da Ciência e Tecnologia, da China). 



Fonte: Ministério Ciência, Tecnologia e Inovação
__________________________________

Vejam:

a) Missão reforça parceria Brasil-China na área de C&T
b) Governo quer ampliar papel do Brasil em acordo com China
c) Brasil busca proteção no comércio com a China
d) Brasil e China buscam convergências no comércio exterior