Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 10 de julho de 2012

Nanotecnologia aplicada a doenças parasitárias


Pesquisa foi apresentada em Simpósio de Nanotecnologia do Nordeste, assistida por mais de 200 estudantes e cientistas




Neste mês [junho], grandes pesquisadores se reuniram no Simpósio de Nanotecnologia aplicada à saúde do Nordeste, realizado no auditório do Sesc Praia, em Luís Correia, Piauí, para apresentar trabalhos focados na aplicabilidade das pesquisas à área da saúde. 

Entre eles, estava Josué de Moraes, professor de Microbiologia e Parasitologia das Faculdades Integradas Torricelli, controladas pela Anhanguera Educacional.

O professor Josué apresentou sua pesquisa de “Nanotecnologia aplicada a doenças parasitárias” e falou sobre a grande preocupação com o tratamento de doenças negligenciadas, que atingem principalmente as pessoas de baixa renda. “Nosso objetivo é desenvolver novos métodos de diagnóstico, novas drogas e utilizar a nanotecnologia para facilitar a entrega desses remédios, beneficiando a população de baixa renda”, explica o professor. As pesquisas do professor estão focadas especificamente no tratamento da esquistossomose, popularmente conhecida como barriga d’água, doença parasitária de grande impacto social e que afeta milhões de pessoas em todo o mundo.

No Simpósio, a pesquisa coordenada pelo professor e apresentada pela estudante de Doutorado, Leiz Maria Veras, da Universidade Federal do Piauí, recebeu Menção Honrosa devido à importância do tema apresentado e seu impacto no benefício de classes menos favorecidas.

Durante o evento, também foram exibidas pesquisas com temas, como “Potenciais metalofármacos e seus prováveis mecanismos de atuação”, elaborada pela Dra. em Físico-Química pela USP, Ana Maria Costa Ferreira; “Nanotecnologia aplicada a modulação hormonal e como envelhecer bem com o uso da Nanotecnologia”, do Dr. Marco Antônio Botelho, da Universidade Federal do Ceará e da Dra. Sonia Regina Mendes, especialista em Medicina Estética e Antienvelhecimento, além do tema “Transferência de tecnologia na área de Nanotecnologia”, apresentada pelo Dr. Luis Alexandre, da Nanodynamics. O Simpósio foi assistido por cerca de 200 estudantes.

Sobre a Anhanguera Educacional Participações S.A.
A Anhanguera Educacional Participações S.A é o maior grupo educacional da América Latina em número de alunos. Alinhada à nova fase de desenvolvimento do Brasil, a Instituição oferece ao jovem profissional conveniência e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação e extensão, contribuindo com o projeto de vida dos alunos de crescimento e ascensão profissional. A companhia é líder no uso de novas tecnologias no setor educacional e está presente em todos os estados brasileiros, com 70 campi e mais de 500 unidades de educação a distância, incluindo a Rede LFG, maior especialista na preparação e qualificação de profissionais para atuar com excelência no setor público. Reconhecida pelas melhores práticas de governança corporativa, ingressou na BM&FBovespa em março de 2007 e, atualmente, integra o Novo Mercado.


Fonte: Inteligemcia