Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Israel estreita cooperação tecnológica com o Brasil


Brasília - O ministro de Ciência e Tecnologia de Israel, Daniel Hershkowitz foi recebido, nesta segunda-feira, 6, pelo secretário de Políticas de Informática, Virgílio Almeida, representando o ministro Marco Antonio Raupp, em encontro que teve como objetivo, aprofundar a cooperação entre os dois países.

De acordo com o MCT, Brasil e Israel querem priorizar a cooperação bilateral no âmbito do Programa Ciências Sem Fronteiras, o programa espacial brasileiro, a nanotecnologia e a biotecnologia direcionada à área de saúde.

Ainda segundo o ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, do Brasil, os temas tratados no encontro, solicitado pelo governo israelense, serão aprofundados por meio de workshops entre as respectivas áreas técnicas de ambos os países, visando o fortalecimento das relações bilaterais e a criação de uma metodologia aplicável a uma agenda conjunta.

À reunião, estiveram presentes, além de Hershkowitz, o embaixador de Israel no Brasil, Rafael Eldad, o adido militar, Ori Shomrony, o primeiro secretário Alon Lavi e o assessor do ministro, Alon Yunyan.
A delegação brasileira contou com a embaixadora Carmen Moura, o secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, em exercício, Adalberto Fazzio, o presidente da Agência Espacial Brasileira, José Raimundo Coelho, e o diretor de Cooperação Institucional do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Manoel Barral, além do embaixador Benedicto Fonseca Filho, do ministério das Relações Exteriores. 

Mercosul
Atualmente, Israel possui um acordo de livre comércio com o Mercosul, assinado em dezembro de 2007, em Montevidéu, sendo o primeiro parceiro extra regional do bloco.
Consequentemente, o acordo em caráter bilateral entre Brasil e Israel entrou em vigor em abril de 2010. 
Entre janeiro e novembro de 2011, o intercâmbio comercial entre os dois países movimentou US$ 1.3 bilhão, segundo o ministério Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Fonte: InfoRel
_____________________________

Vejam:
a) Brasil e Israel vão intensificar a cooperação científica