Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 14 de março de 2013

Evento quer consolidar Florianópolis como referência em nanotecnologia

Nos dias 21 e 22 de março de 2013, pesquisadores e executivos de empresas estarão reunidos no 2º Simpósio Técnico-Empresarial de Nanotecnologia, em Florianópolis (SC), a fim de apresentar e debater as principais aplicações de nanotecnologia no tratamento de águas/efluentes e de superfícies de peças. Durante os dois dias do evento, serão conduzidas atividades (palestras, demonstrações, visitas, rodada de negócios) e apresentadas soluções desenvolvidas por pesquisadores e empresas estrangeiras e brasileiras, em particular as estabelecidas no Polo Tecnológico da Grande Florianópolis - Tecnópolis. 
 
O evento é organizado pelo Arranjo Promotor da Inovação em Nanotecnologia (API Nanotecnologia) do Tecnópolis, sob a coordenação da Universidade Federal de Santa Catarina e da Fundação CERTI, e com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.
 
O API Nanotecnologia reúne aproximadamente 20 grupos de pesquisa em nanotecnologia, principalmente da UFSC, e cerca de dez empresas do setor. “Nossa intenção é consolidar a região da Grande Florianópolis como um polo de excelência em nanotecnologia e estreitar a relação entre o setor produtor de soluções e as empresas brasileiras que precisam inovar seus produtos e processos com essa tecnologia”, explica o coordenador do evento pela CERTI, Antônio Rogério de Souza.
 
Empresas de setores como automobilístico, aeronáutico, naval, metalmecânico, plástico, óleo e gás podem se interessar pelas novas aplicações em tratamento de superfícies, que reduzem oxidação, desgaste, atrito e concedem características cromáticas e resistência. 
 
O Simpósio é voltado a empresas que pretendem fazer uso ou que já utilizam a nanotecnologia, bem como empresas fornecedoras de soluções e instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação. As atividades do primeiro dia ocorrem no Centreventos Ministro Renato Archer, localizado no prédio do CELTA no Parque Tecnológico Alfa, e no segundo dia, nas instalações da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e da Fundação CERTI. As inscrições podem ser feitas no site  até o dia 19 de março.
 
Serviço
2º Simpósio Técnico-Empresarial de Nanotecnologia
Data: 21 e 22 de março de 2013
Local: Parque Tecnológico Alfa e Campus da UFSC (Florianópolis)
Inscrições: até o dia 19/03 (R$150,00)
Mais informações: http://www.apinano.certi.org.br

Fonte: FIEP