Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Embrapa também incorpora Nanotecnologia





Manipulação de biossensores em
 laboratório da Embrapa
Com 47 unidades espalhadas pelo Brasil, incluindo o Ceará, pesquisadores da Embrapa avançam no desenvolvimento de estudos


A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) possui 47 unidades no País e trabalhos em diversas áreas são realizados pelos pesquisadores da Empresa.
Embrapa Agroindústria Tropical - Fortaleza, Brazil A Rede Nacional de Nanotecnologia aplicada ao Agronegócio (Rede Agronano) se estabeleceu como uma geradora de conhecimentos e de novas aplicações na realidade brasileira para esta área de fronteira. Construiu bases para o conhecimento científico e incorporação das nanotecnologias às atividades da empresa. Em Fortaleza, o foco das pesquisas é na área de biossensores, filmes e bionanocompósitos, segundo a bióloga e pesquisadora da Embrapa, Roselayne Ferro Furtado. Conheça alguns:
Pesquisas da Embrapa
Embalagens
Os projetos com filmes, revestimento e biossensores objetiva a aplicação de tecnologia em embalagens inteligentes, produto biotecnológico. Um exemplo seria a possibilidade de fornecimento de informações sobre a qualidade do produto através da embalagem, como a mudança de cor caso tenha havido descongelamento. 
Outros Biossensores
Parte das pesquisas com biossensores imobilizam moléculas biológicas em superfícies, geralmente condutoras, como forma de usar tal moléculas para a identificação de substâncias químicas ou biológicas. 
Um dos trabalhados realizados na Embrapa com biossensores foi para a detecção da enterotoxina estafilococo, causadora de gastroenterites graves. O biossensor foi desenvolvido baseado em anticorpos que interagem com a toxina presente no alimento.
Outro biossensor trabalhado pelos projetos foi para detectar peróxido de hidrogênio em leite, que é usado para aumentar a vida útil do produto (quando este não possui boa qualidade). A prática é condenada pela Anvisa, que possui um método para codificar o peróxido de hidrogênio. Segundo a biólogoa Roselayne Ferro Furtado, o método desenvolvido na Embrapa conseguiu níveis de sensibilidade melhores.
Um projeto para um biossensor para salmonela está em andamento da unidade cearense.