Pesquisar este blog

Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2013

FAPERJ: Edital de Apoio à Inovação Tecnológica pré-seleciona 78 projetos

Ao divulgar a listagem dos projetos pré-selecionados em seu edital de Apoio à Inovação Tecnológica - 2013, a FAPERJ anuncia seu apoio a propostas de 35 municípios fluminenses. São 78 projetos de empresas e empreendedores, envolvidos em diversas atividades econômicas, como tecnologia da informação, geração de energia, design, confecções, química, óleo e gás, alimentação, entre outros.

Foram recebidas ao todo 423 propostas, cuja qualidade e quantidade levaram a disponibilização de recursos adicionais ao edital, que, ao todo, financiará um total de R$ 16 milhões. Segundo o diretor de Tecnologia da Fundação, Rex Nazaré Alves, "o programa de fomento à inovação tecnológica da FAPERJ têm atraído cada vez mais e melhores projetos. A abrangência dos municípios contemplados também foi ampliada, com projetos apresentados de 54 municípios fluminenses". Ele acrescenta: "Como pode ser observado no edital, é obrigatória a indicação dos setores da economia com base na tabela do Ministério do Desenvolvimento, da Indústria e Comércio (MDIC). Essa informação é considerada importante, ao verificar sua aplicação aos arranjos produtivos locais (APLs) de cada município. Dessa forma, não é de se estranhar que alguns projetos tenham aplicação na área de petróleo e gás. É importante lembrar que entre os projetos não selecionados encontra-se um número considerável de bons projetos excluídos apenas por limitação de recursos."

Puderam concorrer empresas brasileiras sediadas no estado do Rio de Janeiro; empresários que exerçam atividades como produtores rurais; sociedades cooperativas; inventores independentes; empreendedores individuais. Esses proponentes puderam, ou não, estar em cooperação com instituições científicas e tecnológicas (ICTs) sediadas no estado. Cada proponente precisou comprovar experiência no tema proposto ou em áreas correlatas, especialmente nos últimos cinco anos, por meio de declaração de terceiros (clientes e/ou parceiros no desenvolvimento de outros produtos ou processos) e sinopse descritiva dos processos e produtos desenvolvidos.

Cada um dos projetos precisa contemplar áreas de interesse para o desenvolvimento socioeconômico fluminense, como aeroespacial, agropecuária, aquicultura; biocombustíveis, biodiversidade, biotecnologia, design, energias alternativas, energia nuclear, medicina regenerativa, meio ambiente, nanotecnologia, naval, petróleo e gás, robótica, rochas ornamentais, saúde, segurança pública e defesa, siderurgia, tecnologias da informação, tecnologias de comunicação, transporte, TV digital e outras.

Dos recursos do edital, 50% financiarão despesas de capital (material permanente, equipamentos e obras e instalações), enquanto o restante será disponibilizado para despesas de custeio (material de consumo; pequenas reformas e adaptações de infraestrutura e instalações; serviços de terceiros (pessoas físicas e jurídicas) com caráter eventual para a manutenção de equipamentos e material permanente para a realização de pequenos reparos e adaptações de bens imóveis, e para a contratação de licenças de softwares; diárias e passagens, desde que compreendam despesas necessárias para o desenvolvimento do projeto; despesas de importação (até o limite máximo de 18% do valor do bem importado). Cada um dos projetos submetidos não poderá solicitar recursos acima de R$ 400 mil. O prazo para execução do projeto será de até 24 meses. Os proponentes deverão apresentar contrapartida aos recursos da FAPERJ de, no mínimo, 10% do valor solicitado. A contrapartida poderá contemplar gastos previstos no projeto, mesmo em itens não financiáveis pela FAPERJ, quando especificamente destinados à consecução do projeto.

Para a etapa final, os proponentes dos projetos pré-selecionados devem apresentar documentação para comprovação da regularidade econômica e financeira para projetos pré-qualificados até 10 de maio. A divulgação dos resultados finais deverá acontecer a partir de 6 de junho.


Confira a listagem completa dos pré-selecionados no edital de Apoio à Inovação Tecnológica - 2013


Fonte: FAPERJ