Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Otimização de nanopartículas para aplicações comerciais


Nanopartículas são usadas ​​atualmente em produtos comerciais que variam de catalisadores, materiais de polimento e fluidos magnéticos, em cosméticos e protetores solares. Uma nova revisão feita por pesquisadores na Suécia e na Espanha descreve o trabalho recente para otimizar a síntese, a dispersão e funcionalização da superfície de óxido de titânioóxido de zinco e óxido de cério - os três principais nanopartículas utilizadas em fotocatálise, bloqueio de ultravioleta e filtros solares, alem de células fotoeletroquímicas
   Com o sucesso comercial de vidros autolimpantes nas janelas de arranha-céus, há um interesse crescente na aplicação revestimentos fotocatalíticos de titânio nanoparticulado em  fachadas de edifícios e outros materiais de construção. Estes revestimentos não só podem manter as superfícies da construção limpa, mas também reduzir as concentrações de poluentes atmosféricos nocivos. As propriedades antibacterianas de revestimentos fotocatalíticos também oferecem um meio de gerenciar as bactérias persistentes,principalmente em hospitais.
    Publicado na revista Ciência e Tecnologia de Materiais Avançados, este estudo descreve os requisitos estruturais e químicos, bem como as várias rotas para a produção de revestimentos fotocatalíticos transparentes à base de nanopartículas e também defiltros solares. Os autores revisam os principais métodos para a síntese de óxido de titânio, óxido de zinco e nanopartículas de céria, com foco em pesquisa recente sobre a geração de pó não aglomerados. (A aglomeração é muitas vezes a maior causa de um mau desempenho e transparência limitada.)  Os autores também identificaram os aditivos orgânicos que são eficientes dispersantes e podem melhorar a compatibilidade das nanopartículas inorgânicas com uma matriz orgânica.
    Além de discutir o desempenho técnico de nanopartículas, os autores abordam preocupações relacionadas com o meio ambiente. Eles concluem descrevendo as perspectivas futuras para as nanopartículas e identificação de materiais promissores, tais como revestimentos multifuncionais e filmes híbridos. Abaixo, uma figura presente no artigo (Para ler na íntegra, veja a referência logo abaixo). 
 
 
    REFERÊNCIAS
  • Bertrand Faure, German Salazar-Alvarez, Anwar Ahniyaz, Irune Villaluenga, Gemma Berriozabal, Yolanda R De Miguel, Lennart Bergström. Dispersion and surface functionalization of oxide nanoparticles for transparent photocatalytic and UV-protecting coatings and sunscreensScience and Technology of Advanced Materials, 2013; 14 (2)


Fonte: Olhar Nano