Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 10 de junho de 2013

Brasil e Portugal poderão cooperar em pesquisas na área de nanotecnologia


Gilberto Costa*
Correspondente da Agência Brasil/ EBC
 

Lisboa – O governo federal vai lançar um edital para pesquisa e cooperação entre Brasil e Portugal na área de nanotecnologia, anunciou hoje (9) o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista à imprensa, ao chegar à capital portuguesa. Mercadante informou que também está sendo preparado um edital para cooperação técnica nas áreas de biotecnologia e tecnologia de informação e comunicação.
O ministro falou também sobre o problema de trabalho dos engenheiros brasileiros em Portugal, garantindo que tudo está sendo resolvido pelo governo. “Haverá política de reciprocidade mais depressa do que ocorreu no caso dos dentistas”, disse Mercadante. Ele se referia às dificuldades dos dentistas brasileiros em Portugal, que se arrastaram por toda a década de 90 do século passado, com os profissionais enfrentando obstáculos para instalar seus consultórios em território português.
Mercadante integra a comitiva oficial da presidenta Dilma Rousseff, que chegou hoje a Portugal. Durante a visita, também deve ser tratada a suspensão do edital para vinda de estudantes brasileiros a Portugal pelo Programa Ciência sem Fronteiras. A decisão de não enviar novos estudantes a Portugal e remanejar os selecionados nos editais de 2013 foi tomada em março.
Em maio, o Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas (Crup) divulgou nota lamentando a decisão do governo brasileiro de suspender a concessão de bolsas de estudos para alunos de graduação do Ciência sem Fronteiras em instituições do país. O Crup equivale no Brasil à Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
*Colaborou Heloisa Cristaldo
Edição: Nádia Franco