Pesquisar este blog

Translate

domingo, 30 de junho de 2013

Coppe lança pós-graduação em engenharia da nanotecnologia

Lab Engenharia de Superficie

A partir de março do próximo ano, a Coppe/UFRJ inicia o primeiro curso de mestrado e doutorado em engenharia de nanotecnologia do país. Já aprovado em todas as instâncias internas da universidade, o Programa de Engenharia da Nanotecnologia (PENT) é uma proposta inovadora no cenário científico e tecnológico nacional. A criação do PENT, o décimo-terceiro programa da Coppe, é um dos marcos das comemorações dos 50 anos da instituição.

O Brasil está muito atrás no ensino da nanotecnologia e precisamos recuperar esse tempo. Essa é uma tecnologia de ponta e a engenharia é a maneira de fazer a ponte entre o conhecimento básico e a aplicação”, diz o professor Sergio Camargo, do Programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais da Coppe/UFRJ, o coordenador do novo programa da Coppe.

A criação do Programa de Engenharia de Nanotecnologia resultou da percepção de demandas de diversos setores da sociedade. Congregando competências estabelecidas e formando recursos humanos altamente especializados na área de nanotecnologia, a Coppe pretende, com Programa de Engenharia da Nanotecnologia, contribuir para a criação de tecnologia própria no setor, gerando soluções para novos desafios e fomentando a inovação nesta área estratégica.

Investimento mundial na área é da ordem de 10 bilhões de dólares
Sergio Camargo
Segundo o professor Camargo, o total anual dos investimentos governamentais em nanotecnologia no mundo hoje supera 10 bilhões de dólares. Levando-se em conta os investimentos privados, que são superiores aos governamentais, até o final de 2015 estima-se que o total investido em nanotecnologia no mundo atingirá cerca de um quarto de trilhão de dólares. O mercado estimado da nanotecnologia para 2013 é de US$ 1,6 trilhões.

Nos países mais industrializados já se registra uma profusão de cursos de pós-graduação especificamente voltados à nanotecnologia, que é hoje um sinônimo de inovação e competitividade. Na Coppe, a ideia de criar um programa especial para a área começou a surgir em 2007, quando a direção da instituição reuniu seu coordenadores para discutir em que áreas do conhecimento a instituição deveria investir seus esforços.

“Queríamos identificar que áreas eram mais estratégicas para o país, onde a Coppe deveria atuar. Vimos então que já vínhamos trabalhando com nanotecnologia em alguns programas, mas isoladamente. Em 2008 promovemos um workshop sobre o tema e uma quantidade muito grande de trabalhos foi apresentada. No novo programa, vamos atuar em áreas como catálise, materiais, filmes e revestimentos, membranas e sensores”, diz o professor Sérgio.

nanotechnology2
Nos mais diversos ramos de atuação, a nanotecnologia é o diferencial que as empresas têm procurado incorporar aos seus processos e produtos. No entanto, os investimentos em nanotecnologia ainda são modestos e é relativamente pequeno o envolvimento das engenharias neste processo em nosso país. 

A Coppe pretende contribuir para a modificação deste panorama, catalisando o processo de inclusão do Brasil no grupo dos países que possam produzir materiais, equipamentos e processos baseados em nanotecnologia.

“Hoje a Coppetec e o Idea recebem solicitações de empresas que querem saber como a nanotecnologia pode levar aperfeiçoamentos para seus produtos. A Coppe tem que ter condições de fazer essa ponte entre o conhecimento e a aplicação e por isso o novo programa é tão importante”, diz o coordenador do Programa de Engenharia da Nanotecnologia.

Mais uma revolução
Nanotecnologia é a tecnologia de manipular, controlar, projetar, simular, desenvolver, executar e fabricar objetos, estruturas, dispositivos e sistemas na escala de tamanhos entre 1 e 100 nanômetros, aproximadamente, que apresentem novas propriedades, funções ou desempenho devido às suas dimensões reduzidas.

Concebida no final da década de 50, a Nanotecnologia ganhou impulso durante as décadas de 80 e 90 do século passado, passando a contar com o forte apoio e planejamento por parte dos governos dos países mais desenvolvidos a partir dos anos 2000.
Lab Caracterização
Os avanços alcançados até hoje nas diversas áreas da ciência e da tecnologia apontam para um papel cada vez mais importante da nanotecnologia em praticamente todos os setores do conhecimento, da economia, e da vida dos seres humanos. 

Analistas preveem que a nanotecnologia será um dos vetores que propiciará o equivalente a uma nova revolução industrial, e que seu impacto sobre a nossa sociedade será muito superior àqueles provocados pela eletrônica, informática ou comunicações.


Fonte: Coppe/UFRJ