Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 16 de julho de 2013

Elementos abundantes


Um novo passo para facilitar a produção de energia limpa e barata foi dado por pesquisadores da Universidade Estadual da Pensilvânia, Estados Unidos. 

Eles descobriram que é possível usar nanopartículas de níquel e fósforo, ou o fosfeto de níquel, para extrair hidrogênio da água e utilizá-lo em células a combustível, aparelho produtor de eletricidade com esse gás. 

Ilustração mostra bolhas de hidrogênio se desprendendo de superfície com fosfeto de níquel
Ilustração mostra bolhas de hidrogênio se
desprendendo de superfície
com fosfeto de níquel
© ERIC POPCZUM / PENN STATE UNIVERSITY

Tanto a água como os dois elementos químicos são abundantes em grande parte do planeta. O fosfeto de níquel pode ser usado em sistemas de hidrólise, reação química feita em meio aquoso para produção de hidrogênio. As nanopartículas de fosfeto de níquel fazem o papel de catalisador para efetivar a reação sem utilizar metais nobres, como a platina, um elemento caro e escasso. 
A descoberta foi publicada no Journal of the American Chemical Society (13 de junho).

O professor Raymond Schaak coordenou o estudo, que contou também com pesquisadores do Instituto de Tecnologia da Califórnia. Além do uso na forma de geradores ou para mover veículos, as células a combustível podem ter um papel importante em localidades distantes se acopladas a um sistema de energia solar. Basta pouca energia captada do Sol para fazer funcionar um eletrolisador, no qual poderão estar as nanopartículas de fosfeto de níquel, para produzir hidrogênio e suprir a célula.

Fonte: Pesquisa Fapesp