Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 23 de julho de 2013

Embrapii aprova projeto de indústria paranaense

Senai em Londrina será parceiro no desenvolvimento de dispositivo para a fiação de seda Bratac, que contará com recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial


Um projeto da Bratac, fiação de seda localizada em Londrina, está entre os primeiros do país que receberão recursos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii). O projeto, que visa o desenvolvimento de um dispositivo óptico de sensoriamento capaz de medir as faixas de espessura do fio de seda, foi aprovado através do Senai Centro Integrado de Manufatura e Tecnologia (Cimatec), da Bahia, e terá o Senai em Londrina como co-executor.
A Embrapii é um projeto piloto criado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em parceria com Confederação Nacional da Indústria (CNI), que tem como principal meta incentivar, principalmente pequenos e médios negócios, a serem mais inovadores. Contando com o apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a Embrapii conta em sua fase inicial de atuação com o a participação de três institutos de pesquisa: Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), atuando nas áreas de bionanotecnologia e microtecnologia; Instituto Nacional de Tecnologia (INT), do Rio de Janeiro, atendendo os setores de energia e saúde; e Senai Cimatec, da Bahia, que atua no segmento de automação e manufatura.
O modelo de operação da Embrapii atua de forma tripartite para a destinação de recursos para os projetos aprovados, sendo 1/3 proveniente da Embrapii, 1/3 da própria empresa atendida e 1/3 do instituto de pesquisa, que oferece aporte não financeiro. Atualmente, já foram aprovados 26 projetos via Embrapii, e outros 184 aguardam a assinatura no termo de parceria, fase anterior à execução.
Parceria – Entre os projetos já aprovados está o da Bratac, que será executado em parceria com o Senai em Londrina. A instituição receberá um aporte de cerca de R$ 1 milhão. A parceria entre o Senai e a empresa começou ainda na década de 1990, através de projetos de consultoria prestados pela unidade de Londrina.
Hélio Mizokoshi, diretor presidente da Bratac, conta que o projeto do dispositivo óptico começou a ser elaborado em 2011. “A Bratac é a única fiação de seda do Brasil e investimos muito em pesquisa, para produzir produtos de alta qualidade de forma competitiva. Somos parceiros do Senai desde os anos de 1990, parceria que sempre contribuiu muito para o desenvolvimento da empresa”, conta.
Mizokoshi ainda revela que a empresa pretende dar prosseguimento à parceria, desenvolvendo novos projetos. “Este projeto que estamos desenvolvendo agora irá mudar de forma significativa nossa forma de atuar no mercado, pois teremos um impacto grandioso no incremento da qualidade de nossos produtos. Temos a intenção de desenvolver outros projetos na área de automação, em parceria com o Senai, para que assim possamos crescer e nos desenvolver ainda mais”, finaliza o diretor.