Pesquisar este blog

Translate

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Comitê interministerial discute novas ações na área de nanotecnologia




O Comitê Interministerial de Nanotecnologia (CIN) discutiu nesta terça-feira (6), em Brasília, as ações em andamento e as previstas, até 2014, para alavancar a área no país. A expectativa é que, ainda neste mês de agosto, seja lançada a Iniciativa Brasileira de Nanotecnologia (IBN).
Clique para ver todas as fotos de Comitê interministerial discute novas ações na área de nanotecnologia

No evento – a ser realizado na segunda quinzena em São Paulo – também serão anunciados os 26 laboratórios que vão compor o Sistema Nacional de Nanotecnologia (SisNano).

“A ideia é apresentar no encontro casos de sucesso de empresas e, no mesmo dia, promover uma reunião com os coordenadores dos laboratórios selecionados”, adiantou o assessor especial para assuntos de nanotecnologia do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Adalberto Fazzio, após a abertura da quarta reunião do grupo, que foi coordenada pelo secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Alvaro Prata.

coordenador-geral de Micro e Nanotecnologias do MCTI, Flávio Plentz, explicou aos membros todo o processo feito, desde o ano passado, para a seleção dos laboratórios para o SisNano. A ação contará com recursos da ordem de R$ 38 milhões para reforçar a infraestrutura de cada unidade especializada na área de nano, além do aporte de R$ 9 milhões para os que se incorporarem ao Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec).

Segundo Plentz, os valores destinados ao SisNano vão servir para fortalecer a estrutura dessas unidades. “São laboratórios maduros e que têm a capacidade de dar a assistência necessária para a habilitação de projetos em desenvolvimento”, explicou.

Não são recursos para a execução de projetos, mas para completar a infraestrutura existente”, reforçou. “É um sistema voltado a diversos usuários e que deverá reduzir os custos desses agentes com a montagem de estruturas complexas.

Na reunião também foram apresentadas e discutidas iniciativas e a intenção de cooperações internacionais com países considerados estratégicos para o Brasil na área científica – especialmente nas áreas de saúde, eletrônica, de regulação e energia –, a exemplo da China, do Canadá e dos Estados Unidos, além da União Europeia.

Sobre o comitê
CIN foi criado pela Portaria 510, de 10 de julho de 2012, com a finalidade de assessorar os ministérios na integração da gestão, na coordenação e no aprimoramento das políticas, diretrizes e ações voltadas ao desenvolvimento das nanotecnologias no Brasil. É integrado por um representante e um suplente de dez ministérios, sendo o MCTI responsável pela sua coordenação.

Cabe ao comitê, entre outras atribuições, propor mecanismos de acompanhamento e avaliação de atividades na área, bem como formular recomendações de planos, programas, metas, ações e projetos integrados para a consolidação e a evolução das nanotecnologias no país, indicando potenciais fontes de financiamento e os recursos necessários para apoiar projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I). Os integrantes se reuniram pela primeira vez em 31 de outubro.

Texto: Denise Coelho – Ascom do MCTI

Fonte: Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação