Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pela 1ª vez, nanodiamantes são levitados com lasers

Cientistas da Universidade de Rochester usaram um par de lasers para “segurar“ nanodiamantes no ar

Lasers levitam nanodiamantes
Nanodiamantes: pela 1ª vez, cientistas conseguiram levitar minúsculos diamantes com de lasers
São Paulo – Cientistas americanos concluíram um experimento pioneiro. Com o auxílio de lasers, uma equipe da Universidade de Rochester levitou minúsculos diamantes, conseguindo, assim, medir a luz emitida por sua luminescência
Os nanodiamantes usados na pesquisa são até mil vezes menores que o diâmetro de um fio de cabelo humano e não são muito parecidos com aqueles encontrados em joalherias. Dissolvidos dentro de uma lata de aerossol, são “espirrados” em uma câmara, exatamente na região onde está o foco de um par de lasers.
Atraídos até o ponto central, os diamantes são então “capturados” pela luz no momento em que se aproximam. A levitação ocorre logo em seguida ou pode demorar alguns minutos, mas, segundo a equipe, depois que isso acontece, os nanodiamantes podem ficar no ar por horas. 
“Se acendermos a lâmpada ou abrirmos a porta de casa para sentir o sol, não vamos perceber a luz desta maneira”, explicou Nick Vamivakas, professor assistente da Universidade de Rochester, no vídeo abaixo. “Mas se direcionarmos um raio de laser através de lentes, focando em uma pequena região, ele poderá empurrar nanopartículas”.
Mas qual a importância disso? Bom, de acordo com Vamivakas, com a tecnologia que segue encolhendo de tamanho, é preciso compreender como o ambiente irá interagir com os novos dispositivos que estão em fabricação. Veja o experimento em ação no vídeo abaixo. 
Fonte: Exame