Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Petrobras e InterCement participam do projeto CTNanotubos







 A Petrobras e a InterCement integram o projeto de construção de um centro de pesquisa e desenvolvimento em nanotecnologia, o CTNanotubos, em Minas Gerais. 

A ideia de criar o centro de P&D nasceu das pesquisas conjuntas entre as empresas e a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), e terá apoio do BNDES. Segundo contou Marcos Assunção Pimenta, da UFMG, em apresentação no lançamento da Iniciativa Brasileira em Nanotecnologia (IBN), dia 19 de agosto, em São Paulo, o contrato com o banco deve ser assinado em poucos dias.

O CTNanotubos será construído no parque tecnológico de Belo Horizonte. Vai atuar com síntese de nanotubos de carbono e maior escala do que já feito atualmente pela equipe de pesquisadores da universidade. “Aumentamos as propriedades mecânicas do cimento em 50% e descobrimos uma maneira barata de incorporar o nanotubo ao cimento”, contou. A Petrobras se interessou pela tecnologia porque pode usá-la para a correção de poços de petróleo. Também esta interessada em nanocompostos poliméricos.

“Nossa ideia é transferir a tecnologia para empresas já estabelecidas, gerar spin offs e prestar consultoria”, acrescentou. O centro de pesquisa também vai atuar na análise de questões de segurança em meio ambiente e saúde derivadas do uso de nanotubos. Essa é uma área na qual poderão oferecer consultoria aos clientes. As obras do CTNanotubos serão financiadas pelo Funtec-BNDES e devem começar entre o final deste ano e começo de 2014.


Fonte: Anpei


_____________________________________

Vejam:
a) Minas Gerais dá largada na produção de nanotubos no Brasil