Pesquisar este blog

Translate

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Novo programa da Coppe promove seu primeiro workshop

PENT

Apresentar o recém-criado Programa de Engenharia de Nanotecnologia e marcar a inserção da Coppe no Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) são os objetivos do I Workshop de Engenharia da Nanotecnologia, que será realizado no dia 27 de novembro, quarta-feira, a partir das 10 horas no Auditório G 122, Bloco G do Centro de Tecnologia da UFRJ, Cidade Universitária.

Estarão presentes ao evento o reitor da UFRJ Carlos Levi da Conceição e o secretário Nacional de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da SETEC/MCTI Álvaro Prata, além de representantes de empresas como L’Oréal, IBM, FMC, Petrobras e Schlumberger,que debaterão, junto ao corpo docente do novo programa, as necessidades no desenvolvimento de tecnologias em nanotecnologia e a formação de recursos humanos.

Segundo o professor Sérgio Camargo, a rapidez com que a nanotecnologia evolui torna fundamental o intercâmbio entre universidade e empresa. “As empresas têm necessidade de capacitar seu pessoal para acompanhar esse avanço. Muitas delas não conseguem tomar pé dessa evolução tão rápida, e a universidade tem o papel de cooperar com elas, oferecendo informação, formação de recursos humanos e desenvolvimento de novas tecnologias. É fundamental realizar um trabalho que seja vinculado ao que a indústria do país está precisando”, disse ele.

Os cursos de mestrado e doutorado do Programa de Engenharia de Nanotecnologia da Coppe está com inscrições abertas até o dia 6 de dezembro. Mais informações podem ser obtidas em: www.pent.coppe.ufrj.br.

Um sistema para a Nanotecnologia
Instituído pelo MCTI em 2012, o Sistema Nacional de Laboratórios em Nanotecnologias (SisNANO) é formado por um conjunto de laboratórios dedicados às atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação (P,D&I), em um amplo espectro de nanotecnologias. Pela Coppe, participa do SisNANO o Laboratório de Engenharia de Superfícies e Materiais Nanoestruturados, que envolve o programa de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, o Programa de Engenharia Química e o Núcleo de Microscopia Eletrônica da Coppe.

Os 26 laboratórios do SisNANO foram selecionados a partir de uma chamada pública e receberão financiamento prioritário do MCTI para melhorar a infraestrutura e mantê-los internacionalmente competitivos. A verba também deverá permitir a incorporação, fixação e manutenção de corpo técnico-científico de alta qualificação e permitir que os laboratórios funcionem de forma aberta, atendendo usuários e instituições dos setores público e privado.

O sistema SisNANO é constituído por Laboratórios Estratégicos, que são aqueles vinculados diretamente ao Governo Federal, e os Laboratórios Associados, vinculados a instituições científicas e tecnológicas, em sua maioria universidades públicas. Os Laboratórios Estratégicos têm como compromisso disponibilizar, no mínimo, 50% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos. Já os Associados devem abrir, pelo menos, 15% do tempo de uso dos equipamentos para usuários externos, ambos seguindo regras próprias de submissão de propostas de uso.

“Segundo nosso levantamento, o Laboratório de Engenharia de Superfícies e Materiais Nanoestruturados da Coppe dispõe de um total de 36 milhões de reais em equipamentos, o que é muito, em qualquer país do mundo. Tudo isso é fruto de muito investimento realizado ao longo dos anos, que pode ser utilizado em parceria com as empresas para resolver problemas concretos, criar tecnologia e formar pessoal altamente qualificado”, diz o professor Sérgio Camargo.

Programação do I Workshop de Engenharia da Nanotecnologia
10h00 – Abertura
Apresentação do PENT: Professor Sérgio Camargo Jr.
Apresentação do Lab. Eng. Nanotecnologia: Professor Martin Schmal
Palestra do secretário Álvaro Prata (MCTI)
12h00 – Almoço
14h00 às 17h30 – I Workshop de Engenharia da Nanotecnologia
14h00 às 15h30 – Mesa Redonda com BlaiseDidillon (L’Oreal), Álvaro Prata (MCTI), ClaudiusFeger (IBM) e Dante Alario (Biolab)
15h30 às 16h00 – Coffee Break
16h00 às 17h30 – Mesa Redonda com Alan Labes (FMC Technologies); Gabriel Sotomayor (Petrobras); Kamel Bennacoeur(Schlumberger) e Carlos Mattar (Cebrace)

Fonte: COPPE/UFRJ