Pesquisar este blog

Translate

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Avanços da Nanotecnologia no agronegócio brasileiro

Reprodução
Pesquisa estuda como aplicar nanotecnologia para para degradação de 
pesticidas em estações de limpeza de aeronaves de pulverização
Foto: Reprodução / Canal Rural 
O programa Tecnologia do Campo deste sábado, dia 29, mostrou os avanços da nanotecnologia no agronegócio brasileiro e onde essa ciência vem sendo aplicada. A equipe foi até renomadas instituições de pesquisa, como a Embrapa Instrumentação, em São Carlos, e a Unesp, em Botucatu, no interior de São Paulo, verificar o que os pesquisadores estão estudando em nanotecnologia aplicada ao agronegócio brasileiro.
Uma das reportagens mostra a inauguração do Módulo de Integração do Laboratório Nacional de Nanotecnologia para o Agronegócio (LNNA), na Embrapa Instrumentação em São Carlos (SP). O laboratório trabalha com temas como agroenergia, ressonância magnética, pós-colheita, espectroscopia avançada, áreas de pesquisa que passarão a empregar conceitos de nanotecnologia de forma pioneira.
As pesquisas vão testar o uso nanotecnologia no processo de obtenção do etanol celulósico, produção de nanofibras de celulose; detecção de compostos nitrogenados e de umidade no solo; detecção de contaminantes em corpos d'água; nanoestruturas para liberação controlada de fertilizantes e defensivos agrícolas e sistemas para degradação de pesticidas em estações de limpeza de aeronaves de pulverização.
O programa também mostrou a entrega técnica do trator da Budny, BDY 2840, para uma produtora de hortaliças de Caconde, município paulista quase na divisa com Minas Gerais.


Fonte: Canal Rural